PROTEÇÃO DOS DADOS


Importação e exportação de certificados da Internet para uso entre navegadores
Quando você recebe novos certificados da Internet, eles só podem ser usados no navegador com o qual foram solicitados. Entretanto, é possível exportar certificados da Internet de um navegador e depois importá-los para o ID de Usuário, para que seja possível usá-los com o navegador do IBM® Notes e com o correio no estilo da Internet (S/MIME). Da mesma forma, você pode exportar certificados da Internet da ID de usuário para poder usá-los com um navegador que não seja o Notes. Também é possível importar e exportar certificados da Internet para serem usados entre outros aplicativos da Internet, como o Microsoft® Outlook.

Resultados

Como importar um certificado da Internet para a ID de usuário

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Caso você tenha um certificado da Internet armazenado em um navegador, como o Netscape, e pretenda utilizá-lo no navegador do Notes, deverá importá-lo para a ID de usuário.

Não é possível importar certificados da Internet inválidos ou cadeias de certificados incompletas.

Procedimento

1. Exporte os certificados da Internet do navegador em que ele está armazenado e salve-o em um diretório no qual possa resgatá-lo posteriormente. Se você puder escolher o formato da exportação, é recomendável usar o formato PKCS 12, que inclui a chave privada da Internet e quaisquer certificados da Internet suportados na cadeia de certificados, se disponível. A importação de certificados para a ID de usuário não será bem-sucedida se a exportação não incluir a chave privada da Internet.

2. Clique emArquivo -> Segurança -> Segurança do Usuário (usuários do Macintosh OS X:Notes -> Segurança -> Segurança do Usuário).

3. Clique em Sua identidade -> Seus certificados.

4. Clique em Obter certificados -> Importar certificados da Internet, no lado direito da caixa de diálogo.

5. Selecione o arquivo que contém o certificado da Internet recém-exportado do navegador na caixa de diálogo "Especificar arquivo que contém os certificados da Internet" e clique em Abrir.

6. Se solicitado, selecione o formato do certificado da Internet que está sendo importado e clique em Continuar. Por padrão, o Notes deve selecionar o formato correto para você.

7. Se houver uma senha definida para o arquivo, digite-a.

8. Para aceitar a importação, clique no botão "Aceitar tudo" da caixa de diálogo "Importar certificados da Internet".

9. Verifique se os certificados da Internet foram importados para o ID doUsuário escolhendoArquivo -> Segurança -> Segurança do Usuário (usuários do Macintosh OS X:Notes -> Segurança -> Segurança do Usuário), clique em Sua Identidade > Seus Certificados e, em seguida, selecione "Seus Certificados da Internet" na lista suspensa.

10. (Recomendado) Faça uma cópia de backup de sua ID de usuário depois de importar com sucesso um certificado da Internet.

Resultados

Nota: Após importar o certificado da Internet para a ID de usuário, talvez você precise criar um certificado cruzado caso o certificado da Internet ainda não seja confiável.

Como exportar um certificado da Internet da ID de usuário

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Se desejar usar um certificado de Internet com outro navegador, como Netscape, e já tiver esse certificado armazenado em seu ID do usuário para usar com o navegador Notes, será necessário exportar o certificado do seu ID de usuário. O certificado de Internet que está exportando é uma cópia salva.

Só é possível exportar um certificado da Internet por vez. O certificado da Internet selecionado é exportado com sua cadeia de certificados.

Procedimento

1. Clique emArquivo -> Segurança -> Segurança do Usuário (usuários do Macintosh OS X:Notes -> Segurança -> Segurança do Usuário).

2. Clique em Sua Identidade > Seus Certificados.

3. Selecione o certificado da Internet a ser exportado selecionando "Seus certificados da Internet" na lista suspensa.

4. Clique em Outras Ações > Exportar Certificado no lado direito da caixa de diálogo.

5. Selecione o formato do certificado a ser exportado e clique em Continuar. PKCS 12 é o padrão, geralmente compatível com a maioria dos navegadores.

6. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Opções de Exportação", personalize o "apelido" no campo "Apelido sugerido". Os apelidos permitem distinguir este certificado de outros que possam estar armazenados no navegador. O navegador identifica o certificado pelo apelido fornecido.

7. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Opções de exportação", selecione "Exportar chave privada correspondente a este certificado", caso deseje exportar a chave privada da Internet junto com o certificado da Internet, e clique em Continuar. Se a chave privada não for exportada, você não poderá usar o certificado da Internet para várias funções de segurança.


8. Se o formato PKCS 12 for escolhido, na caixa de diálogo "Senha para arquivo de exportação com certificados da Internet", digite uma senha para o arquivo de exportação, confirme-a e clique em Continuar. Clique em "Sem Senha" se não deseja especificar uma senha para o arquivo de exportação.

9. Especifique um diretório e o nome do arquivo de exportação na caixa de diálogo "Especificar exportar arquivo para os certificados da Internet" e clique em Salvar.

Conceitos relacionados
Acesso a servidores através de certificados

Tarefas relacionadas
Solicitação de certificados da Internet