WIDGETS E TEXTO ATIVO
Usuários avançados podem configurar novos widgets e publicá-los no catálogo para acesso de usuário. Os usuários finais obtêm os widgets mais recentes da categoria de catálogo à qual estiverem ativados por meio de política ou preferências em uma base programada. Dependendo de como os usuários estiverem configurados, eles poderão procurar novos widgets no catálogo e atualizar seu catálogo de widgets local por demanda. O catálogo local é atualizado com base em uma programação de replicação, que por padrão é equivalente à prioridade média do Notes.
O catálogo de widgets contém alguns reconhecedores avançados, e seus tipos de conteúdo, como os seguintes:
Os widgets exibidos na barra lateral e as ações disponíveis para os usuários com base na configuração de categoria do catálogo são armazenados na cópia local do catálogo central.
Nota: Widgets disponíveis publicamente estão no catálogo Greenhouse, em https://greenhouse.lotus.com/plugins/plugincatalog.nsf/lotusNotesAssets.xsp.
Documentos do catálogo
Cada widget é representado no catálogo como um documento do Notes contendo os seguintes elementos.
Nota: Você pode usar o gráfico padrão ou especificar um outro para ser exibido no documento de catálogo. Entretanto, o gráfico especificado para o documento de catálogo não tem efeito sobre a miniatura de widget usada no painel da barra lateral Meus widgets. A miniatura de widget é especificada no anexo de arquivo .XML por meio da variável imageUrl.
Use o nome de widget padrão ou especifique um título de documento de catálogo diferente. Use os campos Descrição e Detalhes para descrever o widget.
Controle o acesso do usuário ao widget com base no agrupamento de categorias de widget, como nome ou função da equipe.
Especifique se o widget é somente um tipo de conteúdo, somente um reconhecedor, um componente, qualquer combinação ou um tipo de recurso e plug-in.
Nota: Os tipos de conteúdo e os reconhecedores não precisam ser agrupados com um componente para serem adicionados ao catálogo.
Especifique onde o widget pode ser usado; por exemplo, Notes 8.5, iNotes 8.5, Expeditor, Sametime e assim por diante.
Contém o XML do widget e é chamado de extensão.xml.
Se o widget implementar um plug-in do cliente, o extension.xml conterá informações de<installManifest> que definem como obter e instalar o plug-in. Para obter informações relacionadas, consulte "Implementando plug-ins do cliente com widgets e o catálogo de widgets" na ajuda do Domino Administrator em publib.boulder.ibm.com/infocenter/domhelp/v8r0/index.jsp.
O catálogo é fornecido com as seguintes visualizações:
O administrador pode atribuir o direito de acesso ao catálogo com base no tipo de usuário, usando uma combinação de ACLs de aplicativo do Notes e definições de política ou preferência.
Um usuário com um mínimo de acesso de Autor e a função [WidgetAuthor] pode criar documentos widget no catálogo. Novos widgets também podem ser publicados no catálogo do painel lateral Meus widgets. Os widgets podem ser colocados em categorias que, em uso com políticas e preferências, pode forçar implantação para usuários ou grupos específicos. Este usuário pode visualizar e usar todos os widgets.
Além de criar widgets, um usuário com acesso de Editor ou superior e função de [administrador] pode editar e remover qualquer widget no catálogo.
Nota: Se você tiver a função de Administrador na ACL do catálogo e não tiver os recursos de Administrador em sua réplica local, talvez precise ativar "Garantir acesso consistente entre réplicas na ACL" de sua réplica local.
O administrador controlar as definições da funcionalidade Widgets e texto ativo e do acesso ao catálogo por meio de uma política. O recurso Widgets e texto ativo, quando usado fora de um ambiente gerenciado por servidor, possui definições equivalentes no arquivo plugin_customization.ini do Notes. Por exemplo, um administrador pode controlar a distribuição de widgets com base em categorias. As categorias são criadas no catálogo, mas são administradas por meio de definições de política ou de preferência. É possível distribuir widgets específicos para usuários específicos com base na categoria de um determinado widget e nas categorias para as quais um determinado usuário tenha sido atribuído.
O catálogo contém os seguintes botões de ação:
Permite abrir e exibir o documento de catálogo selecionado para vê-lo e, opcionalmente, adicioná-lo ao painel da barra lateral Meus widgets. Você também pode abri-lo para edição caso tenha direitos de edição para esse documento.
Use para adicionar um widget ao catálogo. Essa ação abre uma caixa de diálogo e permite que você anexe seu arquivo .XML e adicione um título, um nome de categoria (opcional), uma designação de tipo, uma breve descrição e uma descrição detalhada.
Nota: Para criar um novo documento automaticamente no catálogo para um widget específico do painel da barra lateral Meus widgets, caso isso seja permitido pelas políticas ou preferências, clique com o botão direito do mouse no widget localizado no painel da barra lateral Meus widgets e selecione Publicar no catálogo.