AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS USANDO AGENTES SIMPLES
O recurso de mensagem de ausência do escritório é um exemplo de agente que já vem pronto para ser usado no Notes. Consulte Configuração de notificações de ausência do escritório para obter mais detalhes sobre o agente de ausência do escritório.
Este sistema de ajuda trata da criação de agentes simples. Consulte a Ajuda do IBM Domino Designer 8 para obter informações sobre como criar agentes mais complexos usando fórmulas do Notes, LotusScript ou Java™.
O que os agentes podem fazer
Os agentes podem concluir quase todas as ações que você executa manualmente nos seus aplicativos. Use agentes simples para concluir automaticamente tarefas como:
Como os agentes funcionam
Os agentes são armazenados em aplicativos. O agente que só o autor pode executar é denominado agente particular; o que pode ser executado pelo autor e por outros usuários é denominado agente compartilhado.
Ao criar uma gente, você pode definir opções para especificar:
É possível criar e executar um agente em qualquer aplicativo armazenado localmente, mas para poder criar agentes para execução em um aplicativo localizado em um servidor IBM Domino, você deve ter privilégios suficientes de acesso. A Lista de controle de acesso (ACL) de um aplicativo determina não apenas se você pode ou não criar um agente no aplicativo, mas também o que o agente pode realizar e como ele interage com outros agentes.
Definição de nomes para os agentes Os nomes dados aos agentes de execução manual são exibidos como opções no menu Ações. Os nomes fazem distinção entre maiúsculas e minúsculas e podem ser qualquer combinação de caracteres, incluindo letras, números, espaços e pontuação. Escolha um nome que reflita o objetivo do agente.
Gerenciamento de agentes Você pode editar e excluir agentes, além de copiá-los e movê-los dentro de um aplicativo e de um aplicativo para outro.
Exibição de uma lista de agentes A lista de agentes é uma relação de todos os agentes do aplicativo. Agentes são programas que executam tarefas.