AUTOMATIZAÇÃO DE TAREFAS USANDO AGENTES SIMPLES


Trabalho com agentes
É possível programar o IBM® Notes para executar tarefas automaticamente usando agentes (também conhecidos como macros). Os agentes podem ajudá-lo a executar tarefas repetitivas, como o gerenciamento de documentos e o envio de memorandos.

O recurso de mensagem de ausência do escritório é um exemplo de agente que já vem pronto para ser usado no Notes. Consulte Configuração de notificações de ausência do escritório para obter mais detalhes sobre o agente de ausência do escritório.

Este sistema de ajuda trata da criação de agentes simples. Consulte a Ajuda do IBM Domino Designer 8 para obter informações sobre como criar agentes mais complexos usando fórmulas do Notes, LotusScript ou Java™.

O que os agentes podem fazer

Os agentes podem concluir quase todas as ações que você executa manualmente nos seus aplicativos. Use agentes simples para concluir automaticamente tarefas como:


Ao usar opções de pesquisa, você também pode configurar agentes simples para trabalhar com documentos selecionados no seu aplicativo.

Como os agentes funcionam

Os agentes são armazenados em aplicativos. O agente que só o autor pode executar é denominado agente particular; o que pode ser executado pelo autor e por outros usuários é denominado agente compartilhado.

Ao criar uma gente, você pode definir opções para especificar:


A lista de controle de acesso e os agentes

É possível criar e executar um agente em qualquer aplicativo armazenado localmente, mas para poder criar agentes para execução em um aplicativo localizado em um servidor IBM Domino, você deve ter privilégios suficientes de acesso. A Lista de controle de acesso (ACL) de um aplicativo determina não apenas se você pode ou não criar um agente no aplicativo, mas também o que o agente pode realizar e como ele interage com outros agentes.


Tópico pai: Automatização de tarefas usando agentes simples