PROTEÇÃO DOS DADOS


Restrição do acesso de execução com a lista de controle de execução
É possível proteger sua estação de trabalho especificando diferentes tipos de acesso de execução para diversas pessoas ou certificadores organizacionais que executam scripts e fórmulas do IBM® Notes. Por exemplo, você pode conceder todos os tipos de acesso de execução ao administrador do IBM Domino, mas não permitir acesso de execução algum a scripts ou fórmulas não assinados.

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Por padrão, as operações protegidas de scripts, código e fórmulas não especificadas na lista de controle de execução (ECL), seja assinada ou não assinada, não podem ser executadas na estação de trabalho sem que a caixa de diálogo Alerta de segurança de execução seja exibida. Entretanto, scripts e fórmulas são executados de qualquer banco de dados criado a partir de um modelo enviado com o Notes e assinado pelo "Notes Template Development/Notes". Por padrão, essa assinatura possui acesso de execução total, mas sua entrada na ECL pode ser modificada e restringida.

Nota: Para ver um histórico ou as modificações de ECL e Alertas de Segurança de Execução que foram feitas, consulte a visualização Diversos no registro do Notes (log.nsf).

Clique em um destes tópicos:


Como alterar a lista de controle de execução

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

Se o administrador não tiver restringido seu acesso para alterar a ECL, você poderá modificar sua própria ECL e, desse modo, limitar o acesso à estação de trabalho. É possível restringir ou expandir o acesso aos aplicativos assinados do LotusScript, applets Java™ e JavaScript™. Para obter mais informações sobre as opções de acesso disponíveis, consulte Opções de acesso de segurança da ECL.

Nota: A capacidade do administrador de atualizar a ECL é controlada pela própria ECL. Se você tiver desmarcado "Modificar sua Lista de Controle de Execução" na seçãoO que os outros fazem -> Usando a Estação de Trabalho da Segurança do Usuário, a atualização dinâmica do administrador causará um Alerta de Segurança de Execução. Caso você não aceite essa atualização de ECL, a ação que o administrador está tentando executar na ECL não será modificada. Consulte o administrador para obter detalhes.

Procedimento

1. Clique emArquivo -> Segurança -> Segurança do Usuário (usuários do Macintosh OS X:Notes -> Segurança -> Segurança do Usuário).

2. Clique em O que os outros fazem e Usando a Estação de Trabalho, Usando Applets ou Usando JavaScript.

3. Opcional: Para incluir um item na lista "Quando n for assinado por", clique em Incluir, insira o nome da pessoa ou do certificador organizacional, por exemplo /Acme. (Clique no ícone de pessoa para escolher um nome em Contatos.) Em seguida, clique em OK. Desse modo, você poderá escolher o acesso para esse item.

4. Opcional: Para editar um item na lista "Quando n for assinado por", selecione o item, clique em Renomear para editar o item ou insira um novo nome, ou clique em Remover para excluir um item da lista; em seguida, clique em OK.

5. Selecione a pessoa ou o certificador da organização cujo acesso você deseja especificar.

6. Ative os tipos de acesso que deseja atribuir a essa pessoa ou ao certificador da organização.

Resultados

Dica: Um usuário que compartilhe um computador com outros usuários pode configurar sua própria ECL. As ECLs são exclusivas para a ID de usuário de cada pessoa.

Como redefinir a lista de controle de execução aos padrões do administrador

Por Que e Quando Desempenhar Esta Tarefa

É possível redefinir as ECLs de acordo com as definições originais que o administrador forneceu a você.

Procedimento

1. Clique emArquivo -> Segurança -> Segurança do Usuário (usuários do Macintosh OS X:Notes -> Segurança -> Segurança do Usuário).

2. Clique em O que os outros fazem e Usando a Estação de Trabalho, Usando Applets ou Usando JavaScript.

3. Clique no botão Atualizar Todos.

Resultados

Nota: Se o administrador tiver restringido sua capacidade de alterar sua ECL, o botão Atualizar Todos estará desabilitado.

Tarefas relacionadas
Ativação de applets Java no Notes