LOCALIDADES E CONTAS
O Notes usa essa caixa de correio de saída sempre que você especificar o uso de correio local no documento Localidade atual. Da primeira vez em que você alternar para outra localidade que não On-line, o Notes automaticamente cria um arquivo de caixa de correio de saída para essa localidade (MAIL.BOX para correio do Notes ou SMTP.BOX para correio da Internet). O arquivo de caixa de correio é criado no diretório de dados local e é chamado Correio de saída. Ele tem um marcador e uma entrada (Enviar mensagem não enviada ouEnviar mensagem não enviada da Internet) na página Replicação. Como padrão, as localidades diferentes de On-line também contam com o uso de correio local pré-especificado, como descrito a seguir.
Para enviar o correio de saída, é preciso primeiro replicar com o aplicativo de correio. Em seguida, supondo-se que você tenha uma conexão a um servidor, o correio é enviado e MAIL.BOX ou SMTP.BOX esvaziados.
O arquivo Correio de saída é usado para armazenamento temporário somente. Não tente ler, criar ou armazenar mensagens nele. Você pode, entretanto, excluir uma mensagem dele, se ainda não tiver replicado e mudar de idéia sobre o envio da mensagem. Para obter mais informações sobre como o Notes gerencia correio "retido" e "inativo" no arquivo ou sobre como liberar as mensagens, clique no botão Ajuda na barra de ação da visualização do arquivo de Mensagem Não Enviada para ler a Ajuda.
Por padrão, o uso de correio local é definido nas localidades Residência, Viagem e Off-line. Se você quiser usar o correio local na localidade On-line ou em outra localidade na LAN, especifique isso na guia Correio do documento Localidade.
Como definir o correio para uso local
1. (Opcional) Alterne para uma localidade em que deseje trabalhar off-line.
2. No menu, clique em Arquivo -> Localidades -> Gerenciar localidades.
3. Clique em sua localidade atual e, em seguida, clique em Editar.
4. Clique na guia Correio.
5. No campo Localidade do arquivo de mensagens, selecione Local.
6. Clique em OK.
Como excluir o correio de saída antes de ser enviado pelo Notes
1. Abra o aplicativo Correio de saída, exibindo a área de trabalho e clicando duas vezes nesse ícone.
2. Se houver mais de uma mensagem pendente e você não souber qual excluir, clique com o botão direito do mouse (usuários do Macintosh deverão pressionar a tecla CTRL e clicar) em qualquer mensagem, clique em Arquivo -> Aplicativo -> Propriedades, clique na guia de estrutura e selecione o campo Assunto na lista para ver o texto do assunto da mensagem ou no campo Corpo para ver o seu conteúdo. Repita até encontrar a mensagem que deseja excluir e selecione-a.
3. Clique em Ações -> Excluir Mensagem.
4. Clique em Exibir -> Atualizar e clique em OK.
5. (Opcional) Para editar a mensagem para reenvio, clique na visualização Enviados no painel de navegação, localize a mensagem, faça as correções e envie-a novamente.
Como endereçar mensagens durante o trabalho off-line
Quando você endereça mensagens ao trabalhar off-line, a menos que tenha um Catálogo de diretório móvel (veja abaixo), o Notes procura o destinatário no seu aplicativo Contatos. Se o destinatário não estiver lá, o Notes presumirá que o servidor procurará o destinatário no diretório Domino quando a mensagem for enviada durante a replicação. Se o servidor não conseguir localizar o nome, ele enviará um relatório de mensagem não entregue para seu arquivo de mensagens no servidor, para que você saiba que a mensagem não foi recebida.
Talvez você não veja esse relatório até a próxima vez em que replicar seu correio, portanto, certifique-se de que os destinatários inseridos estejam listados em seu aplicativo Contatos ou no IBM Domino Directory do servidor.
Como usar recursos de correio baseados no servidor durante o trabalho off-line
Se a sua organização fornecer um Catálogo de diretório móvel (DIRCAT5.NSF), você poderá criptografar mensagens de correio e usar a digitação antecipada para endereços na organização ao trabalhar na réplica de correio local. Também é possível usar o catálogo para pesquisar endereços e enviar mensagens para grupos públicos.
Para obter mais informações sobre como pesquisar endereços, consulte Localização de contatos ou de endereços de e-mail da Internet.
Para ver se o administrador definiu um catálogo de diretório móvel para você, faça o seguinte ao trabalhar off-line:
1. Abra o correio e crie uma nova mensagem.
2. Clique em Para.
3. Abra a lista suspensa próxima a Diretório e veja se o Catálogo de diretório móvel está listado.
4. Utilize um dos seguintes procedimentos: